COMO ESCOLHER UMA TATUAGEM EM 4 PASSOS

Mulher segurando caneca, tatuada e pensativa

Existem muitos fatores a se levar em conta quando bate aquela vontade de fazer uma tatuagem. São dezenas de estilos diferentes, para todos os gostos. Milhares de artistas disponíveis, com diferentes tipos de técnicas e artes. Tem também a questão do medo: medo de doer, medo de não ficar do jeito que gostaríamos, medo de se arrepender, e há também algumas outras coisas a se levar em conta. Mas calma que o Blog Rio Preto Ink te ajuda nas principais dúvidas de como escolher uma tatuagem ideal!

  • Como escolher o desenho da tatuagem?

Este é, sem sombra de dúvidas, o passo mais importante. É preciso pensar muito bem no que deseja marcar em sua pele. Lembre-se que uma tatuagem é permanente. Apesar de hoje em dia existirem técnicas de remoção a laser e coberturas de tatuagens com outros desenhos, o resultado não é 100% garantido. Nunca tatue por modismos ou por impulso, escolha algo que tenha algum significado para você. Caso você não tenha nada em mente, nenhuma imagem pronta, procure um(a) tatuador(a) que saiba desenhar e agende um horário para conversar sobre o que gostaria de fazer, para este(a) profissional poder criar uma arte exclusiva. Isto é outro ponto muito importante! Evite pegar tatuagens prontas da internet, ou copiar a arte de outros já feitas. Se você escolher um bom artista, este(a) estará apto a criar o desenho de seus sonhos. E quer algo melhor do que uma tatuagem única, feita só para você, baseada em seus gostos e ideias? Dessa forma, a chance de se arrepender será mínima. Para se inspirar em diversas tatuagens únicas, confira nosso Instagram!

  • Como escolher o(a) tatuador(a) ideal?

Este passo se refletirá na questão da qualidade final de sua tatuagem. Peça para ver o portfólio do(a) artista. Observe se os traços e contornos das tatuagens são firmes e precisos. Observe também como é o trabalho de pigmentação e se esta pessoa cria artes exclusivas ou somente faz cópias de desenhos prontos. Porém somente isso não basta se este profissional não tiver higiene. Peça para ver como é o material utilizado, as agulhas e bicos das máquinas de tatuar devem ser lacrados e embalados um a um, sendo descartadas após o uso. Veja se o estabelecimento possui o aval da vigilância sanitária para funcionar e se as tintas utilizadas para pigmentar são reconhecidas pela ANVISA e estão dentro da validade. É a sua saúde que está em jogo, desconfie de preços muito baratos. Somente o preço de custo do material para se fazer uma tatuagem pequena de qualidade hoje em dia está por volta de cem reais.

  • Como definir o estilo de sua tatuagem?

Existem dezenas de tipos de tatuagens diferentes. Primeiramente você deve pensar se deseja tatuar uma escrita ou alguma arte em preto ou colorida. Após isso, chegou a hora de escolher o estilo de sua tattoo: Old School, New School, Pontilhismo, Oriental, Maori, Tribal, Realista, Geométrico, Neo Traditional, Aquarela, Lettering, Sketch, Fineline, Blackwork, Biomecânico, 3D, etc. Sugerimos pesquisar bem sobre cada tipo de tatuagem na Internet e após isso procurar por artistas especialistas no estilo de sua preferência. Aqui você poderá conhecer mais sobre cada tipo de arte diferente: Quais são os estilos de tatuagem existentes.

  • Como escolher em qual local do corpo tatuar?

Esta é uma questão bem pessoal. Se esta é a sua primeira tatuagem, procure fazer em locais onde a pele não é tão fina, pois são áreas que não serão tão doloridas. Claro que devemos levar em conta que a dor é bem relativa. O que para alguns pode ser apenas um leve desconforto, em outros pode ser bem dolorido. Mas não é nada insuportável, pois se fosse assim, ninguém teria tatuagem certo? O que você sentirá, dependendo da área do corpo é uma queimação e não uma dor forte. Algumas pessoas afirmam que a pintura dói menos do que o traçado, mas, novamente, é uma questão bem pessoal. O(A) tatuador(a) poderá te sugerir alguns locais que combinam melhor com a arte escolhida, além do tamanho ideal do desenho, mas a decisão final sempre deve ser sua.


Pensando bem sobre todas as questões anteriores e definindo sua arte, saiba como se preparar bem no dia de fazer a sua tatuagem:

  1. Alimente-se antes de fazer o procedimento – Dê preferência por comidas leves. Você pode passar mal se tatuar de estômago vazio.
  2. Não ingerir bebidas alcoólicas antes de se tatuar – O álcool afina o sangue e isto pode causar sangramento excessivo na hora de tatuar e consequentemente atrapalhar a realização do procedimento.
  3. Avise o(a) tatuador(a) sobre qualquer imprevisto antecipadamente – Lembre-se que o(a) profissional separou um horário para te atender, e caso você simplesmente não apareça, essa pessoa deixou de atender uma outra e de faturar seu ganha-pão.
  4. Na hora da tatuagem não faça movimentos bruscos. Quando for necessário peça para fazer pausas para ir ao banheiro e se hidratar.
  5. É muito importante ficar tranquilo e trabalhar a respiração, respirando vagarosamente. Isso ajuda nosso corpo a relaxar mais!

Gostaram das dicas? Tem alguma outra dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário e nos conte também como foi a experiência com sua primeira tatuagem.

Está gostando do conteúdo? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Este post tem um comentário

Deixe um comentário