Já pensou em mudar de carreira e aprender algo completamente diferente? Gostaria de ter a liberdade de trabalhar com sua paixão e ser quem você realmente é, sem ter de usar máscaras ou vestimentas que não combinam contigo em um ambiente corporativo? Que tal começar a pensar na possibilidade de entrar no ramo da arte corporal, seja fazendo um curso para tatuador ou um curso de body piercing? No post dessa semana abordaremos o que avaliar ao escolher fazer um curso de como aprender a colocar piercings e o nosso próximo post será dedicado a como te ajudar a escolher um curso de tatuagem. Confira agora nossa matéria!
1. COMO SABER SE TENHO APTIDÃO PARA ME TORNAR UM(A) BODY PIERCER?
Vamos começar direto e reto: Se você não aguenta ver um pouquinho de sangue, ou tem muita dó ao ver alguém sentir dor, então ou você vai ter que trabalhar nessas questões primeiros, ou infelizmente a profissão não é para você. Algumas perfurações irão causar um pequeno sangramento, principalmente em áreas muito vascularizadas, como o nariz. E, apesar da dor de aplicar um piercing ser uma sensação bem rápida, muitas pessoas tem muita sensibilidade, e acabam sofrendo um pouquinho na hora da perfuração. E nesses casos não adianta ter dó e interromper a perfuração, pois quanto mais rápido você fizer a aplicação do piercing, melhor será para sua(seu) cliente, que irá sentir bem menos.
Outra coisa que você deve ter como habilidade fundamental, mas que dá perfeitamente para aprender com a prática, é a ambidestria, ou seja, a habilidade de usar bem as duas mãos, pois você precisará ter firmeza nos dois lados na hora de fazer um piercing. O que recomendamos é começar a fazer mais atividades com a mão que você não tem tanta prática, como escovar os dentes e pegar objetos com ela.
Comunicação também é fundamental. Como muitos clientes chegam nervosos ao estúdio, é necessário conversar durante todo o procedimento, para acalmá-los e poder fazer uma boa perfuração. Algumas pessoas, principalmente as que nunca fizeram um piercing antes, chegaram ao ponto de querer desistir na hora da perfuração, e é a sua habilidade de conversar e tranquilizar que poderá ser decisiva nesse momento. Detalhe: todas essas pessoas que sentem muito medo antes do procedimento, logo após percebem que a dor não é tão forte assim e é mais a ansiedade e o nervosismo mesmo falando mais alto!
2. O QUE APRENDO EM UM BOM CURSO DE BODY PIERCING?
Como praticamente qualquer conhecimento, não dá para aprender somente a parte de aplicar piercings, na prática. Você terá que ter uma base teórica de tudo relacionado a esta profissão, e saber com o que está lidando, pois aplicar piercings não é somente um procedimento estético. Pelo contrário, vai muito além, envolvendo questões de anatomia, higiene, biossegurança, atendimento ao cliente, etc. Então quais módulos você deve observar se é ensinado ao se matricular em um curso de body piercing?
- Legislação – É muito importante saber das leis que regulamentam sua profissão e dos requisitos necessários para regularizar um estúdio no órgão da vigilância sanitária, caso você decida abrir o seu próprio espaço.
- Biossegurança – Biossegurança envolve todas as ações feitas para extinguir ou minimizar os riscos de contaminação, seja contaminação do ambiente, contaminação a(o) sua(seu) cliente ou a si mesma(o). Além disso, envolve aprender técnicas de esterilização, para fazer uma limpeza adequada dos instrumentais utilizados e de sua área de trabalho. É o conteúdo mais importante na hora de aprender a colocar piercing.
- Instrumentais Utilizados – Verifique se o curso de body piercing apresenta e ensina a utilizar todos os instrumentos que você necessitará em sua carreira. Hoje em dia é muito importante aprender a perfurar não somente com o tradicional cateter, mas também com agulhas americanas.
- Atendimento e Cuidados – É muito importante também saber lidar com a(o) cliente, saber o que fazer em caso de uma complicação com um piercing aplicado, saber explicar como cuidar do local perfurado corretamente, saber reagir em casos de acidentes, etc.
- Anatomia – Ter uma noção de anatomia básica vai te ajudar a fazer perfurações muito melhores e seguras. Conhecer a estrutura da pele e o local correto que é possível perfurar em cada pessoa vai te fazer aplicar piercings simetricamente, como um(a) profissional. Somente os melhores cursos vão te oferecer esse conhecimento tão fundamental na carreira.
- Piercings e Perfurações – O mais fundamental de tudo, além da biossegurança, é saber quais materiais de piercing você poderá trabalhar, para não haver riscos de rejeições e complicações no primeiro furo. Além disso você deverá aprender todos os locais possíveis de se perfurar para iniciar na profissão. Claro que não dá pra você já iniciar fazendo uma perfuração avançada, como um surface, ou um microdermal. Todo conhecimento é melhor absorvido se for por níveis de dificuldade. Por exemplo, ninguém aprende a ser médico já iniciando fazendo cirurgias, e o mesmo se dá com piercings. Primeiro você aprenderá perfurações ditas como comerciais (orelha, nariz, sobrancelha, lábios, língua, mamilos, umbigo) e depois no futuro, com a prática, você poderá se especializar em perfurações avançadas. Um passo de cada vez te levará a ser a(o) melhor profissional de sua região.
3. É POSSÍVEL APRENDER COM UM CURSO DE BODY PIERCING ONLINE?
É perfeitamente possível aprender a aplicar piercings online. Claro que você deverá se esforçar mais, já que não terá ninguém te cobrando para estudar e você que terá que fazer seu próprio horário e rotina de estudos e aprendizado.
Com o advento da tecnologia, se tornou possível aprender a fazer piercings online. Por exemplo, o nosso curso de body piercing online, além de conter toda a parte teórica necessária para você se tornar um(a) piercer de sucesso, conta com aulas práticas de todas as perfurações, gravadas em alta definição com uma câmera GoPro fixada entre os olhos do professor body piercer Fernando Rox. Desta forma você não perde nenhum detalhe e vê exatamente o que deve ser feito em cada tipo de perfuração.
A vantagem do curso de body piercing online é que você tem acesso permanente a todas as aulas gravadas, coisa que você não tem em um curso presencial. Explicando melhor, em um curso presencial você acompanha as perfurações apenas durante as aulas, e depois cabe a você relembrar exatamente como fazer. O que notamos é que a maioria das pessoas não começam a trabalhar com isso logo em seguida ao curso, e o conteúdo e a forma de perfurar não estará mais tão clara na cabeça delas semanas ou meses depois. Aprendendo a perfurar online com nosso curso, mesmo que tenha se passado meses sem você ter praticado ou feito alguma perfuração, você poderá logar no site de aprendizado virtual e a perfuração estará lá, gravada nos mínimos detalhes, para você se relembrar e aplicar na prática.
Outra vantagem de nosso curso online é que você tem acesso a um grupo VIP para os estudantes no Whatsapp, em que todos compartilham seus conhecimentos e suas primeiras perfurações. Além de assessoria do professor para auxiliar em qualquer dúvida que restar, orientação para comprar seus materiais mais em conta e lista de fornecedores completa.
4. OBSERVE SEMPRE A EXPERIÊNCIA DO PROFISSIONAL QUE MINISTRA O CURSO DE BODY PIERCER, SEUS TRABALHOS, E TAMBÉM SE O CURSO POSSUI CERTIFICADO!
É muito importante as recomendações acima. Veja há quantos anos a pessoa que ministra o curso que você decidiu fazer está no ramo, e se os trabalhos dela são realmente bons (pois nem sempre tempo de profissão = qualidade). Procure recomendações e veja depoimentos de pessoas que fizeram o curso. Além disso é muito importante o curso contar com certificado, pois ele será necessário na hora de você cadastrar seu estúdio na vigilância sanitária para obter um alvará de funcionamento! Veja algumas pessoas que fizeram o nosso curso de body piercing, com seus certificados:
5. CERTO, ME DECIDI E QUERO FAZER UM CURSO DE BODY PIERCING, O QUE MAIS DEVO SABER?
Como todo conhecimento novo, tenha em mente que a prática leva a perfeição. E que é muito importante seguir o passo-a-passo do profissional de confiança que irá te ensinar, pois um piercing mal aplicado, sem os devidos cuidados, pode trazer sérios problemas de saúde. Antes de começar a fazer perfurações em clientes, procure chamar seus conhecidos, membros da família, amigas e amigos, para fazer perfurações de teste e pegar o manuseio correto dos instrumentais.
Hoje em dia, também é muito importante saber como se divulgar, por isso é necessário construir uma presença nas redes sociais, como o Instagram e o Facebook. Em nosso curso de body piercing online, além de você aprender tudo que foi explicado neste post, você também terá como bônus, um curso de como anunciar no Google e outro para anúncios no Facebook e Instagram.
Você pode fazer o pagamento diretamente por aqui, aproveitando nosso desconto especial de 80%, e o acesso será liberado automaticamente, além de você ter até 7 dias para testar se é realmente isto que você deseja, ou seu dinheiro de volta pela plataforma Hotmart, a maior plataforma de ensino virtual do país.
E se você tiver a disponibilidade de ficar 3 dias em nosso estúdio em São José do Rio Preto, será um prazer te ensinar a aplicar piercings presencialmente! Nos envie uma mensagem via Whatsapp para informações e valores do curso de body piercing presencial. Obrigado por nos acompanhar, e se ficou alguma dúvida, comente abaixo!